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  • Hípica lança aplicativo do clube

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    A Hípica agora tem um aplicativo próprio, em que os sócios encontram todas as novidades e notícias do clube. O app Sociedade Hípica de Campinas é gratuito e está disponível para os sistemas Android e iOS. Com uma interface intuitiva e amigável, o aplicativo é ajustado de acordo com o interesse da cada sócio.

    É possível receber as novidades, notícias e comunicados gerais do clube, ver o calendário de eventos, e ter acesso às tabelas dos resultados de jogos e rankings, além de outras informações, como os horários de funcionamento de cada área e localização.

    O diretor de marketing do clube, Eduardo Porto, explicou que teve a ideia de fazer o aplicativo do clube ainda no início da gestão, mas havia outras prioridades, como a atualização do site e a reformulação da Revista da Hípica. “Por isso, começamos a desenvolver o app no início de 2017. O objetivo foi oferecer mais um meio para o sócio obter informações, deixando nossa comunicação ainda mais completa”, explica.

    Em 2016, o clube fez uma concorrência para escolher a empresa responsável pela reformulação do site, pelo desenvolvimento da nova linha editorial da revista e pela criação do app. O aplicativo foi elaborado com base no site, seguindo as mesmas identidade e funcionalidade, porém com maior praticidade. “ As informações chegarão ao associado de forma simples, onde quer que ele esteja. Elas aparecerão automaticamente na tela do celular de cada um que baixar nosso app”, completa.

    Funcionamento

    Logo após baixar o aplicativo, o sócio seleciona suas áreas de interesse. Ele pode escolher quantos temas quiser. Na tela inicial, os ícones escolhidos ficam na parte inferior. Já na superior, o usuário tem acesso ao menu geral e às notificações. Logo abaixo, na faixa branca, ficam os eventos do dia.  E, na maior parte da tela, é possível ver as chamadas das notícias de maior interesse do associado.

     

    Em: 16/07/2018
  • Mercado livre de energia: economia de até 20% para o clube

    Há alguns anos, a Hípica gastava muito dinheiro em energia elétrica, principalmente no horário de pico, das 18h às 21h, período em que a tarifa é mais cara. Para diminuir os custos, após estudo feito pelo departamento Comercial, foi instalado um sistema de fornecimento complementar, com geradores a diesel. Naquela época, esse modelo era o mais adequado a nosso perfil, tanto tecnológica quanto economicamente, e possibilitou uma grande economia. Basicamente, a energia do clube, no horário de pico, era fornecida por esses geradores para evitar a compra na distribuidora, que tem os valores mais caros nesse período.

    No entanto, com o aumento da demanda de energia no clube, em 2017, houve a necessidade de comprar mais um gerador. Pensando nesse alto investimento, a Diretoria Executiva foi pesquisar alternativas. A opção que se mostrou mais interessante, foi a de adquirir energia no mercado livre.

    Desde que o sistema de fornecimento de energia do clube mudou do mercado cativo para o livre, a Hípica conseguiu uma economia mensal de até 20%. A migração foi feita em setembro do ano passado, após uma análise de pacotes oferecidos pelas empresas e do consumo médio de energia nas dependências da Hípica. Em janeiro, por exemplo, o clube economizou 20,4%, uma diferença de R$ 17,5 mil em relação ao valor que seria cobrado no sistema cativo. Já em fevereiro, a economia foi de 18%, um montante de R$ 15,3 mil. Com base nesses valores, a expectativa é de que, em um ano, o clube economize R$ 190 mil.

    O diretor comercial da Hípica, Eduardo Cabral fez uma pesquisa entre as várias fornecedoras para checar qual ofereceria o pacote mais adequado ao clube. Após uma análise das propostas recebidas, a empresa escolhida foi a Votorantim Energia. Cabral disse que, com as mudanças, a SHC não precisou comprar mais um gerador para o horário de pico.

    O gerador a diesel é mais poluente e utiliza combustível fóssil. O diretor explicou que, apesar de a solução ter sido boa no momento em que foi implantada, hoje o mercado de energia no Brasil está mais maduro. “A produção de energia elétrica de fonte renovável, nesse momento, foi a melhor opção em vez da compra de um terceiro gerador”, diz Cabral.

    A decisão também diminuiu substancialmente a compra de combustível para os geradores existentes, que não precisam mais ser usados como antes. Agora, esses equipamentos são usados somente como backup.

     

    Mercado Livre

    No mercado livre de energia, empresas e instituições podem negociar os preços de acordo com seu perfil. Dessa forma, elas conseguem contratos e valores mais vantajosos do que o praticado no mercado cativo. O fornecimento físico de energia continua mantendo a mesma qualidade pelo sistema elétrico da distribuidora local. As empresas que ainda não estão no mercado livre de energia são consideradas consumidoras cativas. Isso significa que elas só compram energia da concessionária, o que não dá margem para negociação.

    A iniciativa da diretoria de migrar para o mercado livre de energia faz parte de uma série de medidas de economia para a Hípica. Outra ação adotada é a troca das lâmpadas incandescentes das áreas comuns pelas de LED. “Também estamos sempre de olho no que o mercado oferece de novidades em economia e sustentabilidade para implantarmos no clube”, diz Cabral. Uma das alternativas estudadas é a implantação da produção de energia elétrica por meio de sistemas fotovoltaicos. Apesar de ainda serem caros para a implantação, os valores caem continuamente e, segundo ele, devem estar competitivos em curto espaço de tempo. “Por isso, a diretoria já está estudando quando e como começar o investimento”, completa.

    Em: 06/07/2018