A Diretoria de Saúde e Meio Ambiente informa que, esta semana uma cobra da espécie Sibinomorphus Mikani, conhecida popularmente como Papa Lesma ou Dormideira, foi encontrada próximo à ambulância do clube. Esta é uma espécie muito comum no sudeste do Brasil, principalmente na nossa região. De acordo com nosso médico veterinário Diogo Siqueira, esta espécie é tímida, inofensiva e incapaz de ferir até mesmo uma criança recém nascida.


Muito confundida com a jararaca, por ter uma coloração e manchas muito parecidas com a da espécie peçonhenta, esta cobra costuma se esconder em canteiros, embaixo de pedras, galhos ou buracos, tornando bem difícil a visualização da espécie.

Sabemos que as cobras são animais que despertam medo e curiosidade em muitas pessoas e ressaltamos que elas têm importância fundamental para o equilíbrio de diversos ecossistemas.


A espécie encontrada se alimenta basicamente de lesmas e caramujos, que são transmissores de doenças perigosas como a angiostrongilose abdominal, causada pelo verme Angiostrongylus costaricensis e meningite.

 
As fotos mostram o animal capturado, que foi devolvida à natureza em uma área de proteção ambiental.


Caso visualize qualquer animal silvestre machucado, que desperte medo ou ofereça riscos aos associados e colaboradores, não mate. Pedimos que informe ao SAA ou à portaria 1. Nosso  médico veterinário Diogo Siqueira, que trabalha há 10 anos com resgate de animais silvestres
e selvagens em Campinas, irá capturar, tratar e dar o destino correto aos animais. A Diretoria de Saúde e Meio Ambiente agradece a compreensão e pede a colaboração de todos. 

Compartilhe