Dias 28 e 29 de novembro, o chef Jurandir Meirelles foi o convidado para a 117ª aula/jantar do Hípica Gourmet, uma realização do departamento de Cultura.

Apreciador das trufas italianas e dos produtos trufados, que inclui em vários pratos de seu cardápio, a Forneria San Pietro, Jurandir Meirelles desenvolveu as receitas e foi convidado a preparar o Menu Al Tartufo, uma sugestão incrível de Ceia de Natal!

Sucesso total!

Veja as receitas:

 

TARTAR DI SALMONE CON PATATE CROCANTE (8 PORÇÕES)

 

 

INGREDIENTES: ( 2 porções )

250g salmão fresco

0,20g mini alcaparras

1 un limão siciliano

0,20g cebola picada

0,05g dill picado

Sal, pimenta a gosto.

40 ml de azeite

200g Batata

0,05g manjericão

0,05g salsinha picada

 

PREPARO:

Corte o file de salmão em cubos pequenos e tempere com alcaparras, sal, pimenta, dill, cebola e manjericão. Monte o salmão temperado em uma forminha alta e reserve. Corte a batata com uma mandolina no formato xadrez. Em seguida frite em óleo não muito quente. Tempere com sal e salsinha a gosto. Monte o tartar no centro do prato e em volta coloque as batatas. 

 

PETTO D’ANATRA CON TARTUFO I CAPELLINI (2 PORÇÕES)

 

INGREDIENTES:

300g peito de pato

10g de lascas de tartufo

200g massa fresca

10ml de azeite tartufado

10g manteiga tartufada

40ml molho roti

Sal e pimenta a gosto

10ml vinho do porto

1un figo

 

PREPARO:

Tempere o peito de pato com sal, pimenta e azeite, grelhar com a pele para baixo até dourar e não se esqueça de virar e grelhar o outro lado.  Reserve. Para o molho, corte as lascas de trufa a Julienne, acrescente o azeite e o molho roti, e aqueça bem. Para a massa cozinhe em agua fervente e sal, escorra e junte a manteiga tartufada e monte do lado do prato. Fatie o peito de pato e distribua as fatias ao lado do capellini. Regue com o molho de trufas e o figo assado ao vinho do porto.

 

PASTIEREA DI GRANO CON VANIGLIA(6/8 PORÇÕES) 

 

INGREDIENTES:

500g de ricota de búfala

150g frutas cristalizadas-picadas

250ml creme de leite

1un laranja em raspas

1un limão siciliano em raspas

50g uvas passas

50 pinholes/cevada

130g açúcar

1un fava de baunilha

8 un ovos

200ml de leite

 

PREPARO:

 

Passe a ricota na peneira e junte com as frutas cristalizadas (já picadas) e o pinholes. Raspe a casca do limão e da laranja. Junte-os com a uva passas e acrescente o creme de leite fresco aquecido com o açúcar.  Acrescente 6 ovos bem batidos,  sempre mexendo até que a mistura se torne homogênea. Leve a forma para assar a 180° C por 15 min. Para a calda, leve o leite com a  baunilha e 2 ovos em banho maria.  Desenforme e sirva com a calda.  

 

 

Compartilhe