Quatro sessões com dois elencos que reúnem cerca de 380 dançarinos serão apresentadas no Teatro Castro Mendes.
O tradicional espetáculo de encerramento do ano da Dança da Hípica levará ao Teatro Municipal José de Castro Mendes neste final de semana a peça A Pequena Sereia com elenco de aproximadamente 380 alunos, além de atores convidados e a participação especial da sócia Lívia Bernarde, que foi semifinalista do The Voice Kids 2018 (Globo). Trata-se de uma peça tecnicamente complexa e de montagem grandiosa assim como pede a expressividade dos 25 anos que o Departamento de Dança do clube comemora, o qual, por sua vez, celebra os 70º aniversário. As apresentações - com dois elencos - ocorrem sábado, às 16h e 20h, e domingo, às 15h e 19h, com ingressos a venda na bilheteria do teatro.
Os desafios são inúmeros. O primeiro deles, segundo a diretora Ana Zoppi, é integrar coreografias e teatro, de forma a criar um espetáculo leve, dinâmico e agradável de assistir; depois os técnicos, dos quais o maior é a cena em que Ariel salva o príncipe de se afogar. “É uma cena de voo tecnicamente muito complexa, que exigiu enorme planejamento e envolveu profissionais de diferentes áreas. Outro desafio foi solucionar o deslocamento da sereia. Não queríamos que ela andasse, e optamos por ela patinar. Foram meses de preparação para que a Pri (Junqueira atriz que interpreta Ariel) pudesse se locomover sobre patins, ao mesmo tempo em que canta e interpreta a personagem”, revela Ana, que tem 30 anos de profissão, 13 deles dedicados à Hípica.
A escolha do tema se deu pela empatia da narrativa, conta ela. “Já fizemos outras histórias Disney... Rapunzel, Cinderela, Aladdin, Peter Pan, Alice. Nesse ano, escolhemos A Pequena Sereia porque achamos que a princesinha sonhadora e rebelde, que sonha com um mundo diferente do seu, poderia gerar muita empatia com nossas alunas. Além disso, Ariel tem um entorno muito divertido, com seus ‘escudeiros’ Sabidão, Linguado e Sebastião. O potencial poético e cômico é bem alto, por isso o tema nos interessou.”
A expectativa é de que os dois dias atraiam cerca de 2.500 pessoas que terão a oportunidade de assistir uma produção da maior qualidade, pensada nos menores detalhes com o intuito de gerar uma experiência positiva para nossos alunos e toda a equipe. Haverá ainda uma homenagem aos funcionários mais antigos - Maria Helena Francisco, Juventino Nascimento, Mauro Correa, Anézia Nascimento, Eliana Evangelista, Giovana Passos e Maria Clair Gandolfi -, como forma de agraciar aqueles que fazem, com seu trabalho, a Hípica acontecer todos os dias há 70 anos.
FRASE
“Nossos espetáculos são sempre uma grande festa, onde nossos alunos são os protagonistas. O foco é gerar uma experiência rica, positiva, e que possa ficar na memória dos associados e suas famílias.”
Ana Zoppi
SINOPSE
Ariel é uma jovem sereia muito curiosa sobre o mundo humano. Mesmo proibida por seu pai, o rei Tritão, de visitar a superfície, e vigiada de perto por Sebastião, o compositor da corte, ela vai acumulando itens na sua preciosa coleção de peças da terra. Em suas aventuras, acompanhada dos divertidos amigos Linguado e Sabidão, ela acaba salvando um jovem náufrago de se afogar. Agora, para poder viver seus sonhos bem longe do fundo do mar, ela precisará fazer um pacto com Úrsula, a bruxa dos mares.
ELENCO
Alunos do Departamento de Dança da Sociedade Hípica de Campinas, em todas as suas modalidades: ballet clássico, jazz, jazz musical, danças urbanas, sapateado americano, dança irlandesa, dança contemporânea, tecido acrobático.
Artistas Convidados
Ariel – Pri Junqueira
Úrsula – Ananda Ismail
Sebastião – Alexandre Souzah
Sabidão – Gustavo Pires
Príncipe Eric – Leonardo Ferrari
Rei Tritão - Rodrigo Rocha
Linguado – Mariana Schiezaro
Moréias – Lilian Lazaretti e Fernanda Xavier
Participação Especial: Livia Bernarde
FICHA TÉCNICA
Direção Geral: Flávio Carucio, Nina Guth e Ana Zoppi
Direção Artística: Nina Guth e Ana Zoppi
Coordenação Técnica: Ana Zoppi
Direção Cênica: Lilian Lazarette
Direção de Arte: Jésus Seda
Roteiro: Rodrigo Rocha
Coreografia: Alessandra Lona, Ana Luiza Sá, Ana Zoppi, Felipe Chepkassoff, Kico Brown, Nina Guth, Priscila
Soares, Rafaela Forti, Thais Galanti
Cenografia: Jésus Seda e Wagner Pavarin
Desenho e Operação de Luz: Maristela Mota
Desenho e Operação de Som: Ademir Moraes Jr e Miro Dottori
Criação de figurinos: Emerson Mosca
Perucas: Rogério Barbatti
Estrutura e Operação de Aéreos: Grupo Aerius – Diego Ferreira
Preparação Vocal: Tiago Bezerra
Preparação de corpo: Ana Zoppi, Luís Roberto Fifo e Rafaela Forti
Fotografia: Samuel Lorenzetti
PROGRAME-SE
Festival de Dança – A Pequena Sereia
Quando: Sábado, às 16h e 20h, e domingo, às 15h e 19h
Onde: Teatro José de Castro Mendes (Rua Conselheiro Gomide, 62 - Vila Industrial, Campinas, fone: 3272-9359)
Quanto: R$ 70 e R$ 30 (meia)