2ª via de boleto
 

A diretoria de Saúde e Ambiente vem com muitas propostas para a gestão, focadas exclusivamente no bem-estar dos associados. “Desenvolveremos ações voltadas à prevenção de doenças, ao incentivo das atividades físicas, a conscientização, ao treinamento dos colaboradores, entre outros”, salienta o médico e diretor, Gustavo Pereira Fraga.

Fraga explica ainda que foi criado um grupo de WhatsApp com médicos e professores que estão engajados no debate do tema e no apoio a intercorrências que exijam atendimento de urgência dentro do clube. “A Hípica possui uma boa estrutura para isso, portanto, buscamos agilizar o suporte com este grupo, que hoje já reúne mais de 100 membros, e está funcionando muito bem”, afirma.

Outra ação prevista é a de multiplicar dentro do clube, campanhas de prevenção que acontecem em plano nacional, como Outubro Rosa (câncer de mama), Novembro Azul (câncer de próstata), Maio Amarelo (preservação da vida no trânsito).

“Prevemos também trabalhar na conscientização do associado para evitar, por exemplo, o consumo de bebida alcoólica e direção. Mudar o hábito para que não saiam dirigindo do clube, e utilizem mais aplicativos e táxis”, destaca Fraga. Ele complementa que haverá também ações preventivas de afogamento.

Será também organizada a Semana da Saúde, com ações de prevenção e estímulo à prática de atividades esportivas. Ainda investiremos na capacitação dos profissionais de educação física, para que junto com a área de saúde, orientem melhor os associados sobre atividades físicas.

Os debates entre os profissionais de saúde e professores são abertos a todos os sócios do clube. O primeiro, realizado na Senzala, aconteceu 6 de fevereiro e tratou sobre Atendimentos de Urgências e Emergências Médicas na SHC”.

O segundo, em 14 de março, focou o atestado médico e gerou as seguintes decisões: 

Foi mantida a obrigatoriedade da apresentação de atestado médico uma vez ao ano para a prática de atividades esportivas no clube;

Atletas que defendem as equipes competitivas da SHC precisam fazer avaliação com cardiologista, ou médico do esporte, ou especialista na área;

É obrigatória a apresentação de atestado para inscrição nos campeonatos internos do clube (trabalharemos para que essa consulta possa ser feita na própria SHC ou consultório de especialistas, com avaliação adequada para a prática esportiva);

Serão realizadas campanhas de conscientização para o associado da necessidade de uma avaliação adequada, o que futuramente resultará no Ambulatório de Medicina do Exercício e do Esporte SHC.

Compartilhe