Esclarecimento: hipismo
Diante da divulgação de informações improcedentes e deturpadas sobre o departamento de hipismo da Sociedade Hípica de Campinas, que possui regimento interno vigente aprovado pelo Conselho Deliberativo, a diretoria vem a público esclarecer:
Todos os cavalos estabulados na SHC são de propriedade de associados do clube que apresentaram documentos atestando o fato condição, conforme determina o Item I, do Artigo 9º, do capítulo IV do regulamento interno, assumindo toda a responsabilidade por estas informações. Portanto, não procede a informação que “alguns associados utilizam as baias para alojar cavalos de terceiros”;
Também não procede a informação de que “terceiros têm acesso às instalações do clube para acompanhar o treinamento de seus animais”.
O que a SHC permite é o acesso de prestadores de serviço da área veterinária e de treinadores que cuidam dos animais e pelos quais os associados são responsáveis. Esses profissionais não saem da área do hipismo.
Em relação aos militantes, o hipismo conta com duas: uma oriunda de uma ação social e outra, tricampeã paulista de Amazonas, que eleva ainda mais o nome da SHC no mundo hípico.
Também conforme parágrafo 2º do Artigo 9º, do capítulo IV do Regulamento Interno “em fase de teste o cavalo poderá ficar na SHC por 60 dias”, sem comprovação de propriedade do associado.
O clube tem a presunção de boa fé em relação a qualquer associado, não identificando negligências ou o uso comercial de suas instalações em nenhum momento.
Historicamente, a SHC subsidia praticamente todos os departamentos do clube seja para a formação de atletas, seja para atividades de lazer, esportiva e cultural. No caso do hipismo ocorre mesmo! E acreditem: asseguramos que não há qualquer possibilidade de as finanças do clube serem abaladas por esta prática que é histórica.
A boa notícia neste tema, é que conforme publicado no Portal da Transparência (https://www.hipica.com.br/portaldatransparencia/resultados/hipismo), o subsídio ao departamento de hipismo foi reduzido em cerca de 33%, nas últimas duas gestões (2019/2024), com práticas de boa gestão e grande austeridade, sem qualquer prejuízo aos animais ou aos cavaleiros/amazonas.
Observações sobre o gráfico:
• Valores reajustados para 09/24;
• Ano de 2024 até setembro;
• Média da gestão 22/24 considerando apenas os anos concluídos.
Sugestões são sempre bem-vindas. Todas são avaliadas, já que buscamos a melhoria de todos os departamentos.
Contudo, a Hípica repudia a afirmação que existem irregularidades no hipismo.
O clube mantém uma gestão comprometida e séria também nesse departamento.