Fechar

Cultural 21 de março 2025

L’Arte Della Música brinda associados em concerto exclusivo

Concebido especialmente para a Hípica, o concerto musical L’Arte Della Música, promovido ontem (20), no salão social, mesclou o erudito e o popular, com arranjos elegantes, capazes de despertar o gosto do público para o canto lírico.

Foram momentos especiais, proporcionados pelo departamento Cultural da SHC. O elenco estrelado brindou o público atento com obras de Puccini, Bizet, Mozart, C.Francois/Paul Anka, A. L. Webber, Verdi e muito mais.

“Trouxemos para o clube um formato muito utilizado nos concertos ao ar livre que acontecem na Europa, que contribuem para a formação de público, para que se encantem com o canto lírico. O objetivo também é mostrar que o cantor lírico também canta o popular”, explica o tenor João Gabriel Bertolini, presidente da Associação Brasileira de Artísticas Líricos, que organizou o espetáculo.

Bertolini falou sobre o elenco, que incluiu a mezzo soprano Celeste do Carmo, do Teatro Municipal de São Paulo; a soprano Laura Duarte, que integrou a montagem de O Fantasma da Ópera em São Paulo e o barítono Rafael Siano, que veio especialmente do Rio de Janeiro para a apresentação.

O espetáculo teve Chiquinho Costa – piano e direção musical e Tiago Roscani – regência.

Confiram o repertório do Concerto L’Arte Della Música e os cantores que apresentaram cada obra:

  • O mio babbino caro (Puccini – Gianni Schicchi) – Laura Duarte
  • Nessun dorma (Puccini – Turandot) – João Gabriel Bertolini
  • Nessun dorma (Puccini – Turandot) – João Gabriel Bertolini
  • Seguidilla (Bizet – Carmen) – Celeste do Carmo
  • Toreador (Bizet – Carmen) – Rafael Siano
  • Granada (Agustin Lara) – João Gabriel
  • Climb Ev’ry Mountain (Richard Rodgers – The sound of music) – Celeste
  • My way (C. François/ Paul Anka) – Rafael
  • Con te partiro – João Gabriel e Laura
  • The prayer (Foster/Sager/Renis/Testa) – Celeste e João Gabriel
  • Think of me (A. L. Webber – Fantasma da ópera) – Laura
  • All I ask of you (A. L. Webber – Fantasma da ópera) – Laura e Rafael
  • Papagena papageno (Mozart – A flauta mágica) – Laura e Rafael
  • Bella figlia dell’amore (Verdi – Rigoletto) – todos
  • Brindisi (Verdi – La Traviata) – todos

Elenco:

Celeste do Carmo – mezzo soprano

Natural de Campinas-SP, é graduada em Canto Erudito pela Faculdade de Música Alcântara Machado. No decorrer dos anos vem se expondo e se destacando em diversas áreas do Canto Erudito como Óperas, Recitais Sinfônicos, Concursos e Gravações, adquirindo, desta forma, experiencias com diversos mestres e ícones da música erudita. Agraciada pelo timbre de Mezzosoprano Dramático, é integrante do Coro Lírico do Teatro Municipal de São Paulo desde 1994.

Laura Duarte – soprano

Bacharel e Mestre em Música pela UNICAMP, formada pelos ópera estúdio da EMESP e do TMSP. Em 2017 cantou as Bachianas Brasileiras n° 5 de Villa-Lobos e interpretou a primeira-dama na ópera A Flauta Mágica, ambos no Theatro Municipal de SP. Em 2020 interpretou Violetta em “la Traviata”, em 2023 fez a estreia nacional da ópera “Isaura” de Ernst Mahle no papel título, em Piracicaba – SP e da personagem Laura na estreia da ópera “Contos de Julia”, de Marcus Siqueira, em Vitória – ES. Em 2022 foi vencedora do primeiro prêmio na sua categoria no concurso de canto Natércia Lopes, e em 2024 foi premiada “melhor intérprete de Canção de Carlos Gomes” no concurso Estímulo em Campinas – SP. Em 2024 foi Gilda, em Rigoletto, no festival de Ópera de Joinville, sob direção de Gabriel Rhein-Schirato.

Rafael Siano – barítono

Vencedor dos concursos Carlos Gomes e IFIOG, ambos em 2018, fez papéis importantes como Gianni Schicchi na opera homônima de G. Puccini e Papageno em A Flauta Mágica (Mozart), entre outros personagens de destaque, incluindo Lourenço de Aragão na  remontagem de 2019 da ópera baiana Lidia de Oxum (L. Cardoso e I. Tavares). Em 2022, estreou e seguiu em turnê nacional com o espetáculo inédito “Auto da Compadecida – A Ópera” (Tim Rescala), vivendo os icônicos personagens Chicó e Encourado, junto à Orquestra Ouro Preto. No Theatro São Pedro, participou recentemente de Viva la Mamma (G. Donizetti) como Procolo e das óperas de K. Weil e B. Brecht “Os 7 Pecados Capitais” e “Aquele Que Diz Sim”.

João Gabriel Bertolini – tenor

Iniciou niciou seus estudos musicais em 1992, no Curso de Música Dramático Musical Campinas, de piano, órgão erudito e acordeom com orientação da profª. Maria Aparecida Malfati de Conto. Estudou técnicas de aperfeiçoamento em piano com prof. Roberval Welsi Pereira. Teve como professora de canto o soprano Niza de Castro Tank de 2009 a 2022. Atualmente estuda com o pianista correpetidor prof. Dr. José Francisco Costa.

Participou do Master Class da Semana Carlos Gomes, organizado pela Prefeitura Municipal de Campinas e UNICAMP. Atuou como diretor artístico da Associação Carlos Gomes de Artistas Líricos no mandato (2010-2012) (2016/2017), tendo dirigido Cortina Lírica La Traviatta (2010 e 2012). Atuou na cortina lírica da ópera Il Garany, com a Orquestra Sinfônica de Americana sob a regência do maestro Álvaro Peterlevitz, atualmente ocupa o cardo de Presidente da ABAL-C. Apresenta-se em diversos Concertos como pianista, organista e cantor em várias cidades do estado de São Paulo. Sócio proprietário da Empresa Bertolini Musical especializado em casamentos, missas e formaturas. E continua efetuando várias apresentações nas principais salas de concertos de Campinas e região.

Continue lendo

Veja todas as notícias