Fechar

O Clube 23 de outubro 2023

“Um AVC não pode esperar”: Mesa redonda reúne especialistas

Alguns dos maiores especialistas do Brasil participaram da mesa redonda “Um AVC não pode esperar”, promovida pela Sociedade Hípica de Campinas, em 10/10, em parceria com a Associação de Integração à Sociedade Somos Iguais, idealizada pela associada Daniela Guimarães – sobrevivente em recuperação de um AVC – e que tem o apoio do Tribunal de Justiça de São Paulo.

Os médicos José Guilherme M. P. Caldas, Leonardo de Deus, Otavio Rizzi Coelho, Fernando Mello Porto, Patrícia Lutti e o educador físico Gabriel Augusto Pattaro, com mediação da jornalista Lucila Pinto, falaram sobre a prevenção, o socorro, o tratamento e a reabilitação da doença.
O evento objetivou ampliar e dar visibilidade ao tema, já que o AVC hoje é a segunda principal causa de mortes no mundo, sendo que, no brasil, é a primeira maior causa de incapacidade.
A doença gravíssima não para de crescer. A Organização Mundial do AVC alerta que o número de mortes por Acidente Vascular Cerebral (AVC) no mundo poderá aumentar 50% e chegar a quase 10 milhões até 2050, se ações de monitoramento e prevenção não forem aprimoradas.
BAIXA RENDA – A situação piora quando o mal acomete a população de baixa renda, que tem muita dificuldade em tratar as sequelas provocadas pelo AVC.
Com a campanha Um AVC não pode esperar, a Associação de Integração à Sociedade Somos Iguais recebe doações de kits para trabalhar membros superiores, tronco e membros inferiores e respiratórios das pessoas carentes que tiveram AVC.
A meta é arrecadar recursos para a aquisição desses kits, que possibilitarão a pacientes sem recursos e vulneráveis a realização, na própria residência, de exercícios de equilíbrio, fortalecimento e funcionalidade.

O kit compreende uma bola, uma faixa elástica (exercitador), um macarrão e um Respiron (aparelho para fisioterapia respiratória); além de um par de halter e de caneleiras. E ainda três cones e um kit de elásticos. O custo estimado é entre R$ 190 a R$ 220. Interessados em colaborar de qualquer forma, inclusive com a entrega de algum dos materiais individualmente, devem entrar na página da campanha Um AVC não pode Esperar e acessar o contato das empresas parceiras acessando linkt.ee/umavcnaopodeesperar.

Continue lendo

Veja todas as notícias