Projeto Farm Party: festa junina no Kid’Space
Aproveitando o período de Festa Junina do Clube, nas escolas e em outras associações da cidade, o Kid’Space preparou a programação Festa na Fazenda ou Farm Party.
A zona rural em sítios, vilarejos e fazendas com seus cultivos e criações para fins de sobrevivência e como fonte de renda, foi a inspiração por sua riqueza cultural proveniente das interações entre as comunidades nativas, os colonizadores e os imigrantes; evidenciada por suas danças, músicas, decorações, lavoura e criações, brincadeiras e culinária.
Contemplando o tripé: Ecologia, Inglês e Artes, o projeto Farm Party foi complementado com rimas, músicas, atividades de escrita e leitura, pintura / recortes / colagens, atividades de culinária, decorações, brincadeiras e produção do dinheiro do Kid’Space para as comercializações, atividades cuidadosamente pesquisadas conforme as habilidades características dos grupos de alunos do Kid’Space.
Desenvolvimento
Dentro da literatura clássica inglesa e americana, os kids apreciaram rhymes and songs, como:
“Baa, baa, black sheep” – https://youtu.be/NqwnUqQI2J4
“Tingalayo, come, little donkey come!” – https://youtu.be/KmgRaLeGYjs
“Old Mc Donald had a farm”
“I went to the farm and what did I see”
“Humpty Dumpty” – Mother Goose
“The farmer in the Dell” – Mother Goose
Conforme o tema, parte das aulas foram também dedicadas ao preparo do Cabeça De Alpiste, como uma alusão ao plantio que ocorre nas fazendas: usamos forração prensada (aparas de madeira / serragem), porções de alpiste e meias finas para conter o conteúdo citado, decorados com olhos, narizes e bocas.
Aproveitamos os chás naturais: camomila e erva cidreira, que sobraram em quantidade suficiente para o consumo ao longo do mês, remetendo aos costumes regionais para os dias de inverno.
Ainda preparamos cookies e doces de leite ninho, com ingredientes já em estoque provenientes de outros eventos e disponíveis em quantidade suficiente para a culminância do semestre, 26 a 30 de Junho, e do tema Farm Party. Acrescentamos pipoca, brócolis e milho cozido e, para beber, suco de uva e de laranja.
Como forma de incentivar a produção e o reconhecimento do esforço individual e coletivo, produzimos o dinheiro do Kid’Space, os alunos mais velhos ajudaram a colorir e a contar as notas para a distribuição aos colegas que foi atrelada às apresentações de músicas ensaiadas e apresentadas – Couvert Artístico.
Cronograma das aulas e rotina diária
A rotina de aulas foi mantida com os games e outras brincadeiras, a utilização do calendário, como forma concreta de desenvolver a percepção do tempo passado, presente e futuro com suas características eventos naturais, sociais e culturais, assim como o destaque de datas relevantes no âmbito pessoal e familiare, por fim, os ensaios e preparações para a festa.
As atividades foram distribuídas da seguinte maneira:
22 a 26/05 – Finalização do Planet 3 (book) e início dos materiais visuais das músicas
29/05 a 02/06 – Preparação dos “Cabeças de Alpiste”, continuação dos materiais
visuais das músicas e introdução das melodias
06, 07 e 09/06 – Finalização dos “Cabeças de Alpiste”, continuação das músicas, dos
materiais visuais e/ou atividades
12 a 16/06 – Produção do dinheiro do Kid’Space e dos produtos para comercialização
21 a 23/06 – Datas previstas para as festas de cada turma
26/06 a 05/07 – entrega de materiais, gincanas, games, curta metragens