Fechar

Esporte 06 de junho 2024

Representando São Paulo, Hípica conquista ouro na Copa Brasil Central de Basquete

O basquete da Sociedade Hípica de Campinas teve um fim de semana para guardar na memória: retornou de Uberlândia (MG), como campeão da Copa Brasil Central nas categorias sub-15 e sub-17. A conquista, ocorrida no domingo, dia 2 de junho, aconteceu em um dos mais tradicionais clubes do país e celeiro de atletas, o Praia Clube. A Sociedade Hípica de Campinas foi a única equipe de Campinas e, também, do Estado de São Paulo a participar do torneio.

Os atletas, com idades entre 14 e 17 anos acompanhado por dois técnicos e pelo diretor da modalidade, cumpriram uma maratona de jogos. A campanha do sub-15 compreendeu três vitórias e duas derrotas, com o título vindo em um jogo tenso, com placar final de Hípica 45 x 43 Clube Vizinhança. No sub-17 a Hípica venceu todas, sendo que o título veio com o resultado de Praia Clube 41 x 62 Hípica. Três jogadores da SHC destacaram-se na Seleção do Campeonato: Lucas Nazário (sub-15), e Mateus Pretto e Rafael Boaventura (sub-17).

De longe, parece uma conquista como tantas outras, mas carrega um significado muito maior: o de um trabalho social atrelado ao esporte que vem sendo realizado há anos em um dos maiores clubes do País. O basquete da SHC tem como um todo um projeto socioesportivo de intensa atividade, que vem obtendo vitórias também em outros aspectos que só o esporte proporciona: trabalho em equipe, educação, amizade, respeito e muito mais.

O trabalho social foca em atletas não só de Campinas mas do país inteiro, que se mudam em busca de estudo e para integrar a equipe, proporcionando assim um espaço para que os associados evoluam na modalidade formando equipes com boa qualidade e fortalecendo a interação social, tudo sempre aliando a formação estudantil à formação esportiva. Este trabalho conta hoje com apoio de alguns importantes parceiros como a Oficina do Estudante, Furlan Empreendimentos, Restaurante do Catetinho, IAF – Instituto Afonso Ferreira (Dr. Marcelo Wiltemburg Alves) e o fisioterapeuta Ricardo Gonçalves.

Este ano, a modalidade disputa mais de 12 campeonatos entre todas as categorias, sendo em nível regional, estadual e até nacionais, o clube vem alcançando seus objetivos com enorme sucesso, agregando associados e militantes, conseguindo assim formar equipes para todas as idades e para todos os níveis de competição. O trabalho agora agora continua com outras competições à vista, como os Jogos Regionais 2024, o Campeonato Paulista, e Campeonato Brasileiro que irá acontecer em julho e agosto.

TRADIÇÃO – O basquete da Hípica tem tradição. Em 1972 conquistou sagrou-se Campeão do Interior na categoria Mirim (sub-14), mesmo sendo o clube ‘caçula ’ da Federação naquele ano.

Atualmente, a modalidade possui cerca de 150 atletas entre 7 e 88 anos, em categorias que vão desde a iniciação até o master, que utilizam as duas quadras abertas e os dois ginásios da Hípica.

Continue lendo

Veja todas as notícias