Associado supera limites na ultramaratona Trail Run 100K
A ultramaratona Trail Run 100K Paranapiacaba, é muito mais que quebrar os três dígitos correndo, atesta o associado Alexandre Correia!
Região de mata Atlântica fechada, localizada no alto da Serra do Mar, local totalmente inóspita, de terreno bruscamente acidentado e clima totalmente instável. Este foi o cenário perfeito para este desafio de 20 horas ininterruptas de prova.
A categoria 100K teve largada em 14/11, às 21h e chegada no dia 15/11, às 17h, em meio a uma madrugada de chuva e forte nevoeiro e ao amanhecer e decorrer do dia, com um sol escaldante em torno de 40°c. Esses aspectos, completam a complexidade de superação de limites, determinação, garra, foco, planejamento, condicionamento físico e, principalmente, mental.
Após um ano de desafios e muita superação, integrado por pedaladas insanas de Mountain Bike, algumas Corridas de Rua, quatro Maratonas, três Ultramaratonas, além da rotina diária de treinamento, “podemos elencar o último feito como algo inenarrável e surreal, uma experiência de vida”, salienta Correia.
Ao levar o corpo ao extremo da exaustão física, todos nossos sentimentos são exponencialmente potencializados. Emoções, alegria, tristeza, pânico, bem-estar, ansiedade, religiosidade e até mesmo valores e princípios são colocados são colocados em “check“. Muito mais que uma prática esportiva, é um mergulho em seu próprio interior, momento que leva o atleta a reavaliar todos seus conceitos de vida”, pondera Correia.
Alguns dos pontos fundamentais para alcançar os resultados são: disciplina, determinação, horas diárias de treinamento, privações, alimentação, descanso, estar cercado de bons profissionais, incentivo da entidade representada e, principalmente, o apoio da família. “Sempre saber que filha e esposa estarão na linha de chegada vibrando a sua espera, torna cada conquista ainda mais especial”, finaliza.