Fechar

O Clube 16 de julho 2025

Comunicado: Ações de manejo com as capivaras

A Sociedade Hípica de Campinas, por meio do Diretoria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, informa que amanhã (17), a partir das 14 horas, será realizada uma aplicação extra de carrapaticida, o que passará a ocorrer quinzenalmente, intensificando o trabalho durante o período de estiagem.

Visando o controle da praga, o clube também promove o corte constante na grama, já que os carrapatos ficam 95% no ambiente e 5% nos animais.

É imprescindível salientar para os associados: a Hípica segue acompanhando atentamente a presença de um grupo de capivaras na região do lago do clube. O clube está tomando todas as medidas preventivas e corretivas possíveis em relação ao caso, inclusive, com a consultoria da PlanetVet, empresa responsável pelo monitoramento ambiental da SHC. O objetivo é resolver essa questão o mais rápido possível, de maneira legal e executando todas as medidas profiláticas e corretivas.

IMPORTANTE: Capivaras são animais silvestres, protegidos pela legislação ambiental e o manejo só pode ser realizado com autorização da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo! Estamos trabalhando também com uma empresa autorizada e experiente para fazer o manejo correto dos animais, porém existem muitas normativas e ações que são burocráticas.

Vale ressaltar que não são todos os animais que são portadores da bactéria que transmite a febre maculosa. Apenas animais debilitados, doentes e imunossuprimidos, o que não é o caso dos animais em questão, que estão saudáveis e ativos.

As próximas ações incluem o levantamento acarológico do ambiente e sorologia nos animais, além de aplicação de produtos específicos nas capivaras para acabar e prevenir carrapatos, manejo reprodutivo e solicitação de realocação, porém, isso só pode ser realizado quando sair a autorização da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo!

Presidência
Diretoria de Meio Ambiente
Diretoria Adjunta de Fauna

Continue lendo

Veja todas as notícias