Fechar

O Clube 12 de agosto 2025

COMUNICADO – MANEJO JABUTICABEIRAS

Prezados Associados,

No dia 15 de agosto daremos início ao manejo arbóreo e fitossanitário das jabuticabeiras que compõem um importante patrimônio histórico e paisagístico da Sociedade Hípica de Campinas.

Trata-se de operação de recuperação de 28 jabuticabeiras que apresentam processos de secamento e declínio devido a desnutrição, cavidades, pragas vegetais e outros problemas bióticos e abióticos que deverão ser controlados.

O referido trabalho será efetuado em etapas dado o período de florada em curso e consistirá na remoção manual de plantas parasitas na base do tronco e galhos no período correto, além de:

•​tratamento nutricional da área da coroa;

•​cultivo de solo e aplicação de NPK mais calcário e matéria orgânica;

•​tratamento de cavidade (raspagem, cauterização e aplicação de produtos específicos não tóxicos);

•​aplicação complementar com NPK – 60 dias após a primeira aplicação;

•​pulverização com fertilizante solúvel, destacando que não serão usados produtos defensivos inorgânicos;

•​poda de limpeza para retirada de galhos e tocos secos;

•​ e cobertura da coroa com feno.

A poda respeitará a biologia e os tecidos da planta. Utilizaremos a metodologia baseada em normas técnicas regidas pela ABNT 16.246-1 e nas melhores práticas de arborização ditadas pela International Society of Arboriculture (ISA) e pela Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU), serão observadas ainda técnicas da agronomia, considerando a biologia deste conjunto. 

Para a nutrição e controle de pragas serão utilizadas técnicas para revigorar e cuidar das plantas doentes, através de aplicações de produtos específicos, podendo ser pulverizados nas folhas e injetados no solo para absorção das raízes.

O manejo e posterior monitoramento será efetuado pela Plant Care, empresa especializada no manejo de árvores verdes e certificada em Arboricultura pela InternationalSociety of Arboriculture.

Contaremos também com o treinamento de colaboradores da SHC referente a futuros tratamentos nutricionais e de irrigação deste importante conjunto arbóreo.

Presidência da SHC 

Diretoria de Meio Ambiente e Sustentabilidade

Continue lendo

Veja todas as notícias