Dança da Hípica apresentou A Pequena Sereia
O tradicional espetáculo de encerramento do ano da dança da Hípica levou ao Teatro Municipal José de Castro Mendes, neste fim de semana, a peça A Pequena Sereia, com elenco de aproximadamente 380 alunos, além de atores convidados e da participação especial da sócia Lívia Bernarde, semifinalista do The Voice Kids 2018 (Globo). Trata-se de uma montagem tecnicamente complexa e grandiosa, assim como pede a expressividade dos 25 anos do Departamento de Dança do clube, o qual, por sua vez, celebra seus 70º aniversário. As apresentações – com dois elencos – ocorreram no sábado (6), às 16h e 20h, e no domingo (7), às 15h e 19h.
Os desafios foram inúmeros. O primeiro deles, segundo a diretora Ana Zoppi, foi integrar as coreografias de forma a criar um espetáculo leve, dinâmico e agradável de assistir. Depois tiveram os problemas técnicos, dos quais o maior era a cena em que Ariel salvava o príncipe de se afogar. “Foi uma cena de voo tecnicamente muito complexa, que exigiu enorme planejamento e envolveu profissionais de diferentes áreas. Outra questão foi a de como solucionar o deslocamento da sereia. Não queríamos que ela andasse, e optamos por ela patinar. Foram meses de preparação para que a Pri [Junqueira atriz que interpreta Ariel] pudesse se locomover de patins, ao mesmo tempo em que canta e interpreta a personagem”, revelou Ana, que tem 30 anos de profissão, sendo 13 deles dedicados à Hípica.
Conforme a diretora, a escolha do tema se deu pela empatia com a narrativa. “Já fizemos histórias de outras personagens da Disney, como Rapunzel, Cinderela, Aladdin, Peter Pan, Alice. Neste ano, escolhemos A Pequena Sereia porque achamos que a princesinha sonhadora e rebelde, que sonha com um mundo diferente do dela, poderia gerar muita empatia com nossas alunas. Além disso, Ariel tem um entorno muito divertido, com seus ‘escudeiros’ Sabidão, Linguado e Sebastião. O potencial poético e cômico é bem alto, por isso o tema nos interessou.”
Aproximadamente 2,5 mil pessoas assistiram a uma produção de melhor qualidade, pensada nos menores detalhes com o intuito de transmitir uma experiência positiva para nossos alunos e toda a equipe. Teve ainda homenagem aos funcionários mais antigos – Maria Helena Francisco, Juventino Nascimento, Mauro Correa, Anézia Nascimento, Eliana Evangelista, Giovana Passos e Maria Clair Gandolfi -, como forma de agraciar aqueles que fazem, com seu trabalho, a Hípica acontecer todos os dias há 70 anos.
FRASE
“Nossos espetáculos são sempre uma grande festa, na qual nossos alunos são os protagonistas. O foco é gerar uma experiência rica, positiva, e que possa ficar na memória dos associados e famiares.”
Ana Zoppi
SINOPSE
Ariel é uma sereia jovem e muito curiosa por saber sobre o mundo humano. Mesmo proibida por seu pai, o rei Tritão, de subir à superfície, e vigiada de perto por Sebastião, o compositor da corte, ela vai acumulando itens em sua preciosa coleção de peças da terra dos humanos. Acompanhada dos divertidos amigos Linguado e Sabidão em suas aventuras, ela acaba salvando um jovem náufrago de se afogar. Agora, para poder viver seus sonhos bem longe do fundo do mar, ela precisará fazer um pacto com Úrsula, a bruxa dos mares.
ELENCO
Alunos do Departamento de Dança da Sociedade Hípica de Campinas, em todas suas modalidades: balé clássico, jazz, jazz musical, danças urbanas, sapateado americano, dança irlandesa, dança contemporânea e tecido acrobático.
Artistas convidados
Ariel – Pri Junqueira
Úrsula – Ananda Ismail
Sebastião – Alexandre Souzah
Sabidão – Gustavo Pires
Príncipe Eric – Leonardo Ferrari
Rei Tritão – Rodrigo Rocha
Linguado – Mariana Schiezaro
Moreias – Lilian Lazaretti e Fernanda Xavier
Participação especial: Livia Bernarde
FICHA TÉCNICA
Direção geral: Flávio Carucio, Nina Guth e Ana Zoppi
Direção artística: Nina Guth e Ana Zoppi
Coordenação técnica: Ana Zoppi
Direção cênica: Lilian Lazarette
Direção de arte: Jésus Seda
Roteiro: Rodrigo Rocha
Coreografia: Alessandra Lona, Ana Luiza Sá, Ana Zoppi, Felipe Chepkassoff, Kico Brown, Nina Guth, Priscila
Soares, Rafaela Forti, Thais Galanti
Cenografia: Jésus Seda e Wagner Pavarin
Desenho e operação de luz: Maristela Mota
Desenho e operação de som: Ademir Moraes Jr e Miro Dottori
Criação de figurinos: Emerson Mosca
Perucas: Rogério Barbatti
Estrutura e operação de aéreos: Grupo Aerius – Diego Ferreira
Preparação vocal: Tiago Bezerra
Preparação de corpo: Ana Zoppi, Luís Roberto Fifo e Rafaela Forti
Fotografia: Samuel Lorenzetti