Fechar

Cultural 06 de outubro 2025

Evento de Abertura do Projeto Letras Vivas reúne público de cerca de 90 pessoas 

Cerca de 90 pessoas prestigiaram o evento inaugural do projeto Letras Vivas – Encontro com Autores e Leitores, promovido pelo Departamento de Educação da SHC, no dia 16 de setembro, na boate da instituição. A noite contou com palestra, sessão de autógrafos e apresentação musical.

A abertura ficou por conta do violonista e diretor de Educação da SHC, Ezequiel Theodoro da Silva, que encantou o público com sua sensível interpretação de obras como Lágrima(Francisco Tárrega), Bachianinha (Paulinho Nogueira) e Eu sonhei que tu estavas tão linda (Lamartine Babo).

Em seguida, a escritora Ana Maria apresentou sua obra Pernas cruzadas, meias rendadas: desvendando histórias de Campinas (1930-1970), compartilhando com o público os desafios enfrentados durante sua produção. Fruto de pesquisas desenvolvidas junto ao Centro de Memória da Unicamp, o livro reconstitui aspectos pouco explorados da história da cidade, dando voz a personagens e realidades marginalizadas pela narrativa oficial. O foco principal da obra são os antigos bordéis de Campinas, desde os luxuosos — como o famoso Castelinho Azul, localizado na região nobre da cidade — até os mais populares, situados nas imediações do Mercado Municipal.

Após a palestra, o público teve a oportunidade de conversar com a autora durante a sessão de autógrafos, em um ambiente de troca afetiva e intelectual.

PROJETO – Letras Vivas é uma iniciativa do Departamento de Educação da SHC que visa promover encontros literários periódicos, com lançamento de livros, minipalestras e sessões de autógrafos. O objetivo é criar um espaço de diálogo entre autores e leitores, estimulando o interesse pela leitura e valorizando a produção literária contemporânea.

Continue lendo

Veja todas as notícias