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O Clube 16 de julho 2025

Livros com alma: diretor de educação da SHC doa obras para a biblioteca do clube

O professor Ezequiel Theodoro da Silva, Diretor de Educação da Sociedade Hípica de Campinas, realizou um gesto que transcende a doação de livros: compartilhou com a Biblioteca do Clube parte de sua trajetória intelectual. Foram 20 exemplares de sua autoria, agora disponíveis para todos os associados.

Desde janeiro, Ezequiel vem liderando com entusiasmo a implantação do Departamento de Educação da SHC. Criou projetos inspiradores, promoveu ciclos de palestras, ampliou o acesso ao conhecimento e passou a mediar, com delicadeza e vigor, os encontros do Círculo Literário da Hípica — espaço onde a leitura ganha vida e voz.

Autor de mais de 60 obras — entre livros didáticos, ensaios, manuais e coletâneas — Ezequiel é uma referência nacional quando o tema é leitura e formação do leitor. Sua escrita é clara, afetuosa e inquieta. Seus livros dialogam com professores, bibliotecários, escritores e todos os que acreditam que ler é um ato de liberdade, de escuta e de transformação interior.

Entre os títulos doados estão obras consagradas como O Ato de Ler, Didáticas da Leitura, Leitura na Escola e na Biblioteca, Conferências sobre Leitura e Reflexões sobre Leitura via Tirinhas de Jornal.

Mas um dos destaques dessa valiosa doação é o livro “Ler com os filhos: um ato de amor” — uma leitura indispensável para mães, pais e cuidadores que desejam colocar as crianças no universo encantado dos livros e da leitura. Com linguagem acessível, afeto e sugestões práticas, o livro convida as famílias a transformarem o ato de ler em um gesto cotidiano de vínculo, escuta e descoberta.

São livros com alma, prontos para serem descobertos pelos leitores da Hípica.

Doações à Biblioteca da Hípica:

1. Leitura em Curso
Ezequiel T. da Silva. Leitura em Curso: Trilogia Pedagógica. Autores Associados, 3ª ed., 2006. ISBN9788574960678
Obra que reúne reflexões densas sobre a leitura como prática pedagógica, abordando o ensino e a fruição literária em ambientes escolares. Propõe uma revisão crítica das metodologias de leitura em sala, enfatizando mediação cultural e desenvolvimento do leitor autônomo. Destaca a importância da biblioteca e da formação contínua de professores. Língua clara, voltada a docentes do Ensino Fundamental e Médio. Constitui fonte rica para repensar leitura como ponte entre texto, leitor e mundo.

2. Reflexões sobre leitura via tirinha de jornal
Ezequiel T. da Silva (org.). Reflexões sobre leitura via tirinha de jornal. Edições Leitura |Crítica, 2015
Coletânea que analisa tirinhas jornalísticas como material didático para alfabetização visual e textual. Discute recursos didáticos, linguagens mistas, humor e imagem como ferramentas pedagógicas para estimular leitura implicada e crítica. Aponta estratégias para usar tirinhas no desenvolvimento de competências interpretativas e literárias.

3. Compromissos e competências do Pescador Esportivo
Ezequiel T. da Silva, Compromissos e competências do pescador esportivo. Arte Escrita, 2000.
Reflexão metodológica em educação ambiental e esportiva, explorando analogias entre a pesca esportiva e a construção de hábitos de leitura. Trata pescador como sujeito responsável, atento ao meio, desenvolvendo competências técnicas, ética e respeito ao espaço – analogia pedagógica para o leitor como “pescador” que lança o olhar atento e volta carregado de histórias.

4. Ler com os filhos, um ato de amor
Ezequiel T. da Silva. Ler com os filhos, um ato de amor. Edições Leitura Crítica2025.
Livro que convida famílias a estabelecerem momentos diários de leitura compartilhada, mostrando impacto afetivo e educativo. Apresenta práticas, rotinas e sugestões de títulos adequados para diferentes idades. Destaca amor como motor da construção do hábito leitor e vínculo emocional, capaz de promover alfabetização afetiva e intelectual.

5. Raiva e revolta em educação
Ezequiel T. da Silva. Raiva e revolta em educação. Autores Associados, 1998.
Resumo: Estudo sobre significados e funções da raiva e revolta no ambiente escolar. Explora ansiedade, frustração e conflitos emocionais de alunos e professores, propondo mediação emocional e pedagógica. Distingue emoções destrutivas das construtivas, sugere práticas de escuta, acolhimento e reflexão ética, favorecendo um clima educativo mais equitativo.

6. O ato de ler
Ezequiel T. da Silva. O ato de ler. 17ª edição. Cortez Editora, 2019..: Reflexão sobre a leitura como ato criativo e interpretativo, centrado na experiência do leitor ao interagir com o texto. Explora noções de lacuna, re-criação e coautoria. Defende que ler é operar sentidos, construir significados e caminhar entre entendimento e imaginação, revelando a leitura como prática estética e cognitiva.

7. Leitura na escola e na biblioteca
Ezequiel T. da Silva. Leitura na escola e na biblioteca. 12ª edição. Edições Leitura Crítica2013.
Coletânea em que o autor discute práticas institucionais de leitura, comparando oportunidades em bibliotecas escolares e aquisição de leituras em sala. Oferece orientações para integrar espaços físicos, recursos, mediação e formação de leitores. Destaca papel ativo de bibliotecários, professores e pais na construção de comunidades leitoras.

8. Conferências sobre leitura
Ezequiel T. da Silva. Conferências sobre leitura. Autores Associados, 2002
Compilado de palestras com temas como leitura digital, leitura literária e políticas públicas. Relaciona teoria, pesquisa e práticas. Destinado a professores, bibliotecários e gestores. Apresenta análise do contexto da leitura no Brasil e estratégias de fomento como programas, feiras, clubes de leitura e reformas curriculares.

9. Didáticas da leitura
Ezequiel T. da Silva. Didáticas da Leitura. Edições Leitura Crítica, 2025.

Manual teórico-prático para professores sobre métodos de ensino da leitura. Abrange leitura oral, leitura em voz alta, leitura crítica e estética, multimodalidade e leitura literária. Apresenta técnicas como roda de leitura, clubes de leitores, projetos integrados e avaliação formativa, respaldados por epistemologia da leitura e referências da didática contemporânea.

Obras de outros autores – Edições Leitura Crítica

10. Em busca de uma didática de fruição da literatura
Carvalho, M. C. Em busca de uma didática de fruição da literatura: contribuições de Aidan Chambers. Professare, vol. 6(1), 2017. DOI:10.33362/professare.v6i1.1252amazon.com+7amazon.com.br+7mercadolivre.com.br+7amazon.com.br+7amazon.com+7worten.pt+7autoresassociados.com.brpt.wikipedia.org+2pt.wikipedia.org+2mercadolivre.com.br+2periodicos.uniarp.edu.br
Resumo: O artigo propõe uma didática baseada na fruição literária, inspirada em Aidan Chambers. Defende práticas interativas e colaborativas para a formação do leitor literário desde a infância. Amplia o conceito de leitura para experiências estéticas, afetivas e críticas. Aponta formação de redes de leitura e conhecimento. Propõe abordagem pedagógica que privilegia o prazer, o diálogo e a partilha sensível do texto.

11. Novas competências na sociedade do conhecimento
Autor não identificado (busca não retornou fonte precisa — possível relatório ou artigo acadêmico)
Resumo provável (5 linhas): Texto que apresenta competências exigidas na sociedade do século XXI: literacia digital, pensamento crítico, comunicação, criatividade, colaboração e iniciativa. Discute impacto da tecnologia na forma de aprender e trabalhar. Aponta necessidade de currículos flexíveis e metodologias ativas. Promove a leitura como competência transversal, essencial à inovação e cidadania.

12. Versos para os pequeninos
Köpke, João. Versos para os pequeninos (manuscrito, c.18861897). Edição facsímile, Fargo: FEUnicamp/Pesquisa FAPESP, 2017. 116 

Coleção de 24 poemas infantis escritos em letra cursiva por João Köpke e ilustrados com estampas. Com tom humorístico e irreverente, valorizam a musicalidade e o encantamento da cultura oral. Os versos brincam com linguagem, ritmo e rimas simples, revelando um autor preocupado com a cultura afetiva e estética da criança. Edição facsímile da Unicamp resgata obra inédita, valorizando-a como patrimônio poéticopedagógico 

13. Proseando: histórias de família em prosa e verso
Rosa Maria Alves da Silva. Histórias de família em prosa e verso. Edições Leitura Crítica, 2022.
Livro híbrido que mistura prosa poética e versos curtos para retratar memórias e afetos familiares. O autor narra histórias cotidianas com humor, emoção e reflexão, alternando entre formatos narrativos. A linguagem é íntima e apegada ao legado familiar, valorizando narrativas orais que atravessam gerações. A obra interessa a leitores que apreciam literatura afetiva, sensível e transgressora de gêneros.

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