Fechar

O Clube 23 de novembro 2023

O projeto do novo estacionamento em 20 perguntas. Clique e conheça a cédula de votação da Assembleia

O projeto do novo estacionamento vem suscitando questionamentos. Para esclarecê-los com total transparência, preparamos uma série de Perguntas/Respostas.

Se mesmo assim, você ficar com dúvidas, envie suas perguntas ao saa@hipica.com.br.

E lembre-se: os canais oficiais do clube (facebook, instagram, site e newsletter) são sempre a melhor forma de obter informações corretas sobre qualquer assunto!

Associado Proprietário: venha votar na Assembleia Geral de Proprietários neste sábado (25/11, das 8h – em primeira chamada, até às 16h), na sede social (com acesso em frente à pista de areia do hipismo, que estará aberta como estacionamento).

O SEU VOTO definirá se o estacionamento será construído ou não.

Obs: a maioria das questões aqui abordadas constam de vídeo que está no YouTube da SHC (https://www.youtube.com/watch?v=x5l9DFIho0Y&t=103s)

Confira:

1 – Como se definiu que, neste momento, a obra mais importante para o clube é um estacionamento?

Por Pesquisa de Opinião, ferramenta que norteia muitas das ações na gestão do clube. A pesquisa enviada para os associados proprietários, conforme a metodologia das pesquisas, apontou que no item ‘Satisfação Infraestrutura’ a melhoria mais solicitada foi o aumento da quantidade de vagas, item que obteve 68% das respostas.

2 – Não se poderia propor a construção de outro(s) equipamento(s) que, por exemplo, atendessem as listas de espera das modalidades oferecidas pelo clube?

A diretoria atenderá, neste momento, o principal anseio do associado, que é o estacionamento. A inauguração do prédio do MultiUso, que acontecerá em breve, vai atenuar as filas de espera de inúmeras modalidades. Os campos de futebol, também já reformados e o campo 3, com a reformulação em andamento, estão atendendo maior número de alunos.

3 – O que mais se planeja?

Como a Hípica tem dinheiro em caixa e trabalha com planejamento e rigor, já estão no radar intervenções como a nova piscina, reforma do parquinho, mais uma quadra de tênis kids, entre outras. Assim como a adequação da cozinha e banheiros sociais do Catetinho, sem deixar de lado, naturalmente, a manutenção constante e frequente em todos os setores.

4 – Ao invés de construir um estacionamento não se poderia usar o dinheiro para, por exemplo, abaixar a mensalidade do clube?

NÃO. A sobra de caixa de exercícios anteriores se incorpora ao patrimônio do clube e só podem ser investidos em patrimônio, *como determina o Estatuo Social do clube.

5 – Houve aumento no número de associados?

O aumento se mostrou na média dos anos anteriores. O que aumentou significativamente no pós-pandemia é a frequência ao clube: cerca de 30% e consequente aumento de automóveis.

6 – O projeto foi apresentado ao Conselho Deliberativo?

SIM. Foi apresentado e aprovado pelo Conselho Deliberativo, o que já seria suficiente para sua execução, de acordo com os dispositivos estatutários. Contudo, por tratar-se de uma obra de grande porte, a diretoria decidiu – de forma inédita e evidenciando o respeito aos associados – promover a Assembleia Geral de Proprietários.

7 – O projeto vai tirar o ar de fazenda da Hípica?

NÃO. A diretoria considera que este aspecto é um dos mais valiosos do clube. O estacionamento é uma construção subterrânea (solo criado). O teto ficará no mesmo nível do Catetinho, que aliás, se transformará em uma praça com muito verde: mais um espaço para que os associados aproveitem o clube.

8 – Haverá aumento da mensalidade para a construção do novo estacionamento?

NÃO. A verba necessária para a obra já está no caixa do clube, fruto da administração austera dos últimos anos, na qual acumulou-se um volume financeiro jamais alcançado na história do clube e com a mesma taxa de manutenção.

9 – O estacionamento será terceirizado?

NÃO. O estacionamento é do clube e não haverá qualquer custo para sua utilização pelos associados.

10 – Por que não se proíbe os convidados de sócios de utilizarem os estacionamentos internos do clube?

Os convidados de sócios estacionam dentro do clube são pessoas que participam dos eventos nos mesões, dos convites Dia Livre, dos convites de almoço/jantar. Nossos registros apontam que, menos que 5% dos carros que estacionam dentro do clube, são de convidados de sócios.

Em campeonatos esportivos como tênis e hipismo, os não associados estacionam na área externa do clube.

11 – Não havia um projeto mais barato?

O custo está rigorosamente dentro do praticado no mercado para obras com estas características. Um estacionamento com 270 vagas atenderá mais de 700 associados em dias de grande frequência ao clube.

12 – Por que não utilizamos os campos de futebol para estacionamento?

Porque é inviável. Os campos de futebol e a pista de areia do hipismo são utilizados em dias de eventos de grande porte. Contudo, além de serem muito utilizados nas aulas e pelos associados no dia a dia, o fluxo de veículos comprometeria a qualidade/manutenção da pista e da grama, instalada este ano, na reforma dos campos, que também ganharam novos sistemas de drenagem.

13 – A obra trará impacto ao cotidiano dos associados?

NÃO. Por estar contígua à periferia da Hípica, toda a movimentação de máquinas ocorrerá por fora do clube, com o mínimo de impacto internamente.

14 – O hipismo do clube é tradição. A modalidade será prejudicada?

NÃO. O hipismo é o motivo da fundação da SHC em 1948, mas ter um restaurante ao lado dos picadeiros, foge inclusive dos critérios da vigilância sanitária. 

15 – Como ficará a Escolinha de Hipismo?

Elaboramos um projeto especial, exposto aos praticantes da modalidade e que obteve a aprovação quase que unânime do departamento. As obras já foram iniciadas e, em breve, a Escolinha será realocada. O projeto compreenderá: nova pista com tecnologia de ponta, incluindo irrigação e iluminação, dois pavilhões com 44 cocheiras, quarto de sela, duas duchas cobertas, novo júri, 15 piquetes, área para montar 150 cocheiras (sem impactar o clube) e  arquibancadas.

16 – E a pista de grama?

*Sem dúvida são lindas, mas subutilizadas nos centros hípicos de todo o País. Além do mais, o uso contínuo desgasta a grama, exigindo manutenção constante.

17 – A construção do novo estacionamento acarretará impactos ambientais?

O estacionamento será construído na pista de areia da Escolinha de hipismo, local com poucas árvores. De qualquer forma qualquer intervenção no local só ocorrerá com autorização dos órgãos ambientais.

18 – A Hípica divulgou o projeto?

SIM, amplamente! A divulgação aconteceu em três reuniões abertas na boate, com transmissão ao vivo (confira no link https://www.youtube.com/watch?v=x5l9DFIho0Y&t=103s do YouTube). Além disso, o projeto foi exposto em todos os restaurantes, também está acessível no site (www.hipica.com.br), na sede social e será exposto no recinto da Assembleia.  Durante as reuniões, os associados puderam enviar perguntas por WhatsApp, que foram respondidas ao vivo.

Os Associados Proprietários, os únicos que votarão na assembleia, ainda estão recebendo o projeto do novo estacionamento por carta, em suas casas.

19 – Por que a diretoria faz tanta propaganda do estacionamento? Qual o interesse na aprovação?

A diretoria propôs a construção e quer esclarecer os associados proprietários que irão votar no dia 25. O interesse é que o associado conheça o projeto, para votar SIM ou NÃO, democraticamente.

20 – A Hípica vai divulgar a cédula de votação da Assembleia?

Segue para que todos conheçam. O Associado Proprietário tem que votar SIM ou NÃO.

Associados: se persistirem dúvidas, por favor, enviem seus questionamentos para o saa@hipica.com.br.

Continue lendo

Veja todas as notícias