Apresentação de “Rapunzel” emociona no Castro Mendes
Mais uma vez, o departamento de dança da SHC se superou ao levar seu espetáculo ao Teatro Castro Mendes, em Campinas. Mais de 350 bailarinos de 3 a 54 anos apresentaram o clássico “Rapunzel”, junto com um elenco de atores e um cavalo manipulado − um dos atrativos das sessões − de criação do artista campineiro Jésus Sêda.
A história de Rapunzel começa quando ela é sequestrada pela centenária Gothel devido aos poderes mágicos de seus cabelos. Depois de um estranho invadir a torre onde vive, ela parte para uma aventura em um mundo totalmente desconhecido, para realizar o sonho de ver as luzes que enxerga do alto desde pequena, sempre no dia de seu aniversário.
A diretoria parabeniza todos, por meio das palavras do diretor geral de esportes, Sérgio Stucchi:
Neste domingo, fui brindado com um evento deslumbrante: assisti à apresentação de dança da escola de balé da Hípica.
Confesso que meu interesse inicial era somente o de apreciar o resultado do trabalho intenso da equipe de professores da SHC, com os quais convivo. Presenciei suas aflições e correrias na preparação do evento. Eles se desdobraram em muitos aspectos para que o espetáculo acontecesse: no sincronismo de etapas, na confecção do figurino, nos contratos dos reforços do elenco, nas reuniões de departamento, nos diálogos com os associados, nas incertezas e nos ensaios.
Contudo, mais que isso, pude admirar o desempenho das várias categorias de participantes que apresentaram suas performances. Desde a mais infantil e graciosa representação − o que entendo ser o início da aprendizagem, quando os pais e parentes próximos se emocionam e premiam seus artistas com os mais sinceros louvores − até a movimentação vertiginosa dos tecidos acrobáticos com arriscadas façanhas, passando pelos números de dança do magnífico bale clássico e do hip hop, com sua sonorização de fazer vibrar o tórax, na percussão profunda e empolgante. Tudo me encantou. O ambiente, os efeitos de palco, os painéis de cenário, os figurinos, o enredo e as interpretações cênicas na história de Rapunzel.
Parabéns ao grupo de trabalho do departamento de dança da Hípica de Campinas que, sabemos, conta com uma história de grande significado na educação artística de nossos associados.
Fotógrafo: Samuel Lorenzetti