Fechar

O Clube 18 de julho 2023

Comunicado – Capivara

Prezados associados,

A Hípica registra a presença de uma capivara na região do lago há algum tempo.

Como já informamos em publicação anterior, assim que detectada, o clube prontamente acionou o Corpo de Bombeiros e a Polícia Ambiental, que inclusive visitou o clube, e orientaram sobre as ações voltadas ao manejo correto, pois se trata de animal silvestre, protegido pela Constituição Federal e outras legislações brasileiras.

Todas as ações são direcionadas com orientação dos órgãos ambientalistas pelo veterinário Diogo Siqueira, que presta consultoria epidemiológica/ambiental à Sociedade Hípica de Campinas, o único clube de Campinas que conta com este serviço.

Concomitantemente, nossa principal preocupação é manter o ambiente livre de ectoparasitas (carrapatos) que, sabidamente, só permanecem vivos em ambientes de mato alto e sem manejo sanitário adequado.
Assim, a Hípica intensificou a roça da grama – o carrapato morre em contato com o sol – e as dedetizações passaram a ocorrer semanalmente.

O Dr. Diogo ainda esclarece: “as capivaras podem se infectar com a doença apenas uma vez na vida, durante 14 dias, e normalmente ocorre em animais imunossuprimidos, filhotes com menos de um mês de vida ou animais muito doentes. O que não é o caso do animal que se encontra dentro do clube”.

Tenham a certeza: a Hípica é sempre muito atenta às questões de saúde pública/ zoonoses, para garantir o bem-estar dos associados e colaboradores. Estamos trabalhando com afinco para o manejo do animal de forma segura e para mantermos o ambiente saudável.

Continue lendo

Veja todas as notícias